O Programa Agro 4.0 visa estimular e fomentar o uso de tecnologias 4.0 no agronegócio. O 1º Edital do Programa irá selecionar, premiar e acompanhar a implantação de 14 projetos pilotos de adoção e de difusão de tecnologias 4.0 no agronegócio, de forma a identificar modelos viáveis de aplicação de soluções, focadas em aumento de eficiência, de produtividade e redução de custos
Etapa I - Inscrição de projetos: cadastramento das propostas de projetos pelos Proponentes ou Grupo Proponentes ao Edital em questão.
Etapa II - Seleção de projetos: seleção das propostas de projetos a serem premiadas, de acordo com os critérios do edital e por meio de uma banca de avaliação constituída por especialistas em tecnologias 4.0 no agronegócio.
Etapa III - Execução dos projetos de adoção e difusão de tecnologias: acompanhamento da execução da adoção das tecnologias descritas na proposta de projeto, bem como acompanhamento das ações de difusão pelas Proponentes.
Etapa IV - Avaliação dos projetos: avaliação dos resultados dos projetos formulados no âmbito do Edital, que serão compilados e analisados pela ABDI com o intuito de servirem como referência para a construção de uma estratégia geral de apoio a projetos de tecnologias 4.0 no agronegócio, de forma que o conhecimento gerado transborde em diferentes direções.
Etapa V - Monitoramento dos resultados: acompanhamento dos resultados dos projetos formulados no âmbito do Edital num prazo de 12 (doze) meses, a partir da finalização da etapa IV, que serão compilados e analisados pela ABDI com o intuito de servirem como referência para a construção de uma estratégia geral de apoio a projetos de tecnologias 4.0 no agronegócio.
Clique no botão abaixo e veja todos os detalhes do edital.
Saiba maisO programa Agro 4.0, lançado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); e da Economia (ME), recebeu 99 propostas para desenvolvimento de projetos no agronegócio brasileiro. O programa, que visa promover a adoção e a difusão de tecnologias digitais, foi lançado no início de setembro e recebeu a submissão de projetos de quinze estados de todas as regiões do país.
“A agroindústria brasileira tem o desafio de um novo ciclo, o da produção 4.0”, afirmou Paulo Alvim, secretário nacional de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) ao inaugurar o painel “Desenvolvimento Tecnológico do Agronegócio”, parte da programação da 1ª Feira de Agronegócio da Amazônia (Agrolab Amazônia). Além de Alvim, participaram do debate Marcela Carvalho, assessora especial da presidência da ABDI, e Mariana Vasconcelos, co-fundadora e CEO da AgroSmart. A mediação foi de Carlos Berti, diretor administrativo do Sebrae/RO..
Estão cada vez mais indefinidas as fronteiras entre o mundo industrial e o mundo agrícola, e o avanço tecnológico é essencial para o fortalecimento do ecossistema do agronegócio. Essas foram algumas das conclusões do webinar “Maturidade Digital e Inovação no Agronegócio”, promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), nesta terça-feira (dia 22/09), que contou com as participações do diretor executivo de tecnologia da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), João Alfredo Delgado; do gerente executivo da ESALQtec, Sérgio Barbosa; do analista de relações institucionais da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Leonardo Meira Reis; do Fundador do Food Tech Hub Brasil, Paulo Silveira, com mediação do gerente de Difusão Tecnológica da ABDI, Bruno Jorge.
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) realizou, nesta terça-feira (15/9) um webinar sobre as etapas do programa Agro 4.0, que vai financiar projetos pilotos de adoção e difusão de tecnologias digitais na cadeia produtiva do agronegócio. O evento virtual teve a participação da assessora especial da ABDI, Marcela Carvalho e Isabela Gaya, líder do projeto da Agência. O Agro 4.0 é um projeto da ABDI em parceria com os Ministérios da Agricultura (MAPA), da Economia (ME) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e os Ministérios da Agricultura (MAPA), da Economia (ME) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançam, nesta quinta-feira (dia 3/09), o Edital do programa Agro 4.0, que recebe inscrições até o dia 26 de setembro. Serão investidos R$ 4,8 milhões em 14 projetos pilotos de adoção e de difusão de tecnologias 4.0.
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e os ministérios da Economia (ME), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) querem ouvir a opinião da sociedade civil sobre o projeto que tem como foco a realização de projetos pilotos de adoção e difusão de tecnologias digitais na cadeia produtiva do agronegócio, com o intuito de aumentar a produtividade no setor..
Mais de 80% dos participantes da consulta pública afirmaram ter interesse em participar de edital do projeto Agro 4.0, uma parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com os ministérios da Economia (ME), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O projeto é uma parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com os ministérios da Economia (ME), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A iniciativa tem como foco a realização de projetos pilotos de adoção e difusão de tecnologias digitais na cadeia produtiva do agronegócio, com o intuito de aumentar a produtividade no setor.
::: Para ler mais noticias sobre o programa - Acesse Aqui :::
Edifício Capital Financial Center Setor de Indústrias Gráficas, Quadra 4 - Bloco B